quarta-feira, 28 de março de 2012

Senso Crítico





(atos 17.11)

Que notável. Louvável tal postura dos judeus de Beréia. Diferentemente  dos Tessalonicenses, aqueles escutavam a mensagem, buscavam na palavra se aquilo ora pregado, realmente era fundamentado na Palavra.(I João 4:1- Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.)
Estudo, busca e posicionamento. Eles tinham senso crítico. Não aceitavam simplesmente aquilo que lhes fora pregado, mas, investigavam nas escrituras se aquilo tinha embasamento.
Você acredita em tudo que lhe é pregado? Você tem certeza de que aquilo que está sendo pregado vem mesmo de Deus? “mas ele é o ungido do Senhor...não poso questionar sua palavra...ele é profeta...”  (II Cor 11.13-15 Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.)
Heresias têm sido vomitadas no meio Cristão e Religioso, pois a cada dia convence-se que uma palavra pregada em um púlpito ou reunião religiosa, seja ela qual for, não deve ser questionada. Em decorrência desse fato, vê-se  tantos “apóstolos; patriarcas; profetas; messias; gurus...” em nosso meio( II Pe 2.1-E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição).
Jesus pregou que somos iguais, mas vive-se o modismo das hierarquias dos líderes. É tanto líder que ninguém sabe mais quem é discípulo. Hoje, pessoas  se acham o próprio “Jesus”, como se sem eles, não houvesse vida com Deus ou a própria salvação(Gálatas 3.28-  Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque TODOS vós sois UM em CRISTO).
Estamos vivendo uma fé alienada, onde, não buscamos nas escrituras se aquilo é de Deus ou é uma palavra de “auto- ajuda gospel”.  Pessoas tem crido em palavras que não foram proferidas pelo  Pai, e esperado por promessas falhas, proferidas por homens avarentos que as fazem com o intuito de fazer crescer sua “seita”, ter fama e reconhecimento como um “profeta”. Estão introduzindo “falsas verdades” e pastoreando muitos ‘‘inocentes” para a perdição. Uma dica: quando uma palavra não falar de Jesus, mas somente de: Promessas; oportunidades; bens matérias; riquezas e etc. não é evangelho, é auto-ajuda.
Há pouco escutei um Pr. famoso e um não famoso falar numa pregação: “que temos que aproveitar oportunidades, nos juntarmos  a pessoas que nos dêem oportunidades, que nos façam crescer”. Até agora não acredito que ouvi isso. Pensei que a igreja fosse reunião de filhos de Deus, para louvá-lo e adorá-lo, além de escutar uma palavra dEle para uma aplicação divina em nossas vidas, e não uma sessão de empreendedorismo humanístico. Está sendo estimulada a pratica da ganância (não só ganância financeira ou profissional, mas ministerial. Aproximar de alguém pra conseguir participar de um ministério, ter um certo status). Eu conheci o evangelho da humildade e da renuncia, mas ok, é uma “ganância gospel”. O “Ele” ta sendo substituído pelo “eu”. A promessa de salvação, promessas espirituais, eternas estão sendo substituídas pelas promessas materiais. Cristo não é mais o objetivo, mas um meio para que se alcance os objetivos(promessas; bênçãos...). Não somos mais servos, mas Cristo é nosso servo, onde ele tem que realizar os “nossos” sonhos e objetivos.
Tal pregação causa no meio cristão tudo aquilo que sempre foi combatido pela pregação de Cristo: Acepção de pessoas. Fazendo esse “filtro”, acabamos marginalizando aqueles que não têm nada a nos oferecer, expulsando-os ate dos nossos meios, e, muitas vezes, tirando-os do convívio eclesiástico, consequentemente fazendo-os crer que não tem nada a oferecer para Deus e para o corpo de Cristo que é a igreja do SENHOR, ocorrendo assim a apostasia motivada pela nossa própria pregação e atitudes. ( Mt 18.10 Vede, não desprezeis algum destes pequeninos(...)Mt 18.6 Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar).
Deus nos chamou para termos a fé racional e não uma fé alienada. Que possamos a cada dia buscar mais nas escrituras a palavra RHEMA. Pois, se depender de “igreja dos homens”, muitos empreendedores humanísticos estarão no caminho da perdição!
Ts 5.21 Examinai tudo. Retende o bem  

Fabiano Ferreira

Um comentário:

  1. Jesus fala para que examinemos as escrituras, e que erramos por não conhece-la. Conhecemos de tudo um pouco, mas, aquilo que realmente importa que é a Palavra de Deus, não examinamos, achamos mais fácil engolir o que os outros falam.

    ResponderExcluir