sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

TEXTO 01 Isaías: 60 1-5: 18-22




O povo de Israel viveu por muito tempo no deserto, passou por muitos lugares, percorreram por muitas terras estranhas, foram provados, foram testados, foram forjados. Imaginem viver uma vida andarilha em uma direção que não se entende, numa esperança, para muitos, incerta. Imaginem olhar para frente e nada encontrar, olharem para trás e nada, e muito menos nos lados. No meio do nada, mas, contudo andando, tentando. Alguns pregam hoje esse deserto, outros preferem ater-se em outras coisas. Não estou aqui para dizer que os outros, diferentes de mim, estão errados. O que há nos corações deles só é compreensível ao Senhor. Eu sou apesar mais insignificante diante do Deus maior e de seus mistérios para cada um ser desse mundo. Eu pessoalmente prefiro parar e refletir sobre o que acreditar e como acreditar. Muitos falam que o povo de Israel foi um povo ingrato, uma vez que Deus estava com eles e tudo que pediam Deus os dava. Eu pessoalmente reflito sobre como pode um povo ter tudo e viver em um deserto? Como posso entender isso se diariamente vivo meus desertos existenciais? Será se sou tão diferente do povo de Israel? Será que diante dos meus desertos sempre honro meu pai diferente do povo de Israel? Não sei vocês, mais eu pessoalmente desonro sim o Pai. Eu sim sou um filho ingrato! Sabe porque? Porque eu cometo diariamente coisas que o meu Pai desaprova. Você deve se perguntar porque sou tão burro em viver no mesmo erro? Como posso conhecer da palavra e ainda assim continuar com velhos hábitos? Muitos talvez sejam melhores que eu, portanto essa palavra não serve para eles. Mas eu assumo, sou pecador. Eu erro muito, contudo na mesma proporção me arrependo diante de meu pai. Davi não foi um homem que teve uma vida ilibada, passou longe de ter a perfeição humana, contudo foi tido como o Homem segundo o coração de Deus. Segundo o coração de Deus não porque Deus como nós e falho, mas porque aprendeu um dos ensinamentos mais importante que Arrepender-se. A natureza do homem é ruim, estamos separados do pai até que nos arrependamos. Contudo muitos devem estar pensando que essa palavra não serve para si, pois já entregou seu coração ao pai e vive por ele. Porém eu vejo um pouco diferente. Mas viver uma vida de festa, noitadas, drogas, fornicação, adultério e muitos outros e se arrepender dessas coisas, e não cometer as mesmas coisas do passado não são o suficiente para mim. O meu Deus pode ter o poder de transformar a minha alma por inteiro em estalar de dedos, contudo não é esse tipo de transformação que eu tenho vivido e visto em outras pessoas. O Deus que eu sirvo me molda de forma gradual as minhas compreensões do que vivo. O meu Deus quer me forjar, me lapidar, direcionar o meu caráter para ele e por ele. Como o meu Deus não é mal educado, ele me trata diariamente. As minhas condutas anteriores ficaram para trás, vivo outra vida, sou diferente porque me arrependi e tomei a minha decisão de não persistir no mesmo erro. Mas entendam, eu escolhi viver uma vida diferente, isso mesmo, Eu, mediante o livre arbítrio que o pai concede a cada um. Eu decidi “sair do mundo” e viver em Deus, porém ainda não estou pronto! Agora é Deus a tratar o meu interior. Aquele que toma a decisão de seguir a Deus com coração sincero sai da sua condição de criatura para a posição de filho, cabendo o pai consertá-lo. È como uma ferramenta defeituosa que tem que voltar ao fogo e ser remodelada por seu ferreiro. O primeiro passo é o homem quem toma, contudo o segundo é Deus. Pela a minha escolha humana decido sair do mundo, contudo é necessário que o mundo saia de dentro de mim, e isso só é possível mediante o trabalho do Espírito Santo no mais profundo do meu ser que só o pai conhece. Posso ser uma benção dentro da igreja, as pessoas podem ver em mim um referencial, posso falar com autoridade em nome de meu Pai, contudo sou pecador como aquele que entrou pela primeira vez na igreja hoje. Eu não sei vocês, mais não me acho melhor do aquele que esta ali na porta querendo entrar. Não me sinto melhor por ter um motivo justo para viver enquanto outros não. Não consigo me enxergar tão diferente deles. Sou tão pecador quanto, contudo me arrependo diariamente a meu pai. Tento diariamente do fundo da minha alma ser melhor, mas quando acho que venci a vida ela me prova que não devo ser soberbo. Não seja um crítico das coisas do senhor, não rotule determinado povo com sua justiça própria, não olhe para seu irmão e tente enxergar o que falta para ele ser uma benção, mas seja uma benção para ele. Por mais que a nossa natureza seja má, a palavra diz que o inferno não prevalecerá, essa é uma promessa de teu pai, creia nela. Viva o corpo de Deus.


Não vos conformeis com o pecado.

Somos apenas servos do Pai. Servo mesmo. Nosso rosto deve estar no chão diante da presença de nosso pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário